Em 21 de novembro de 2013,a artista plática Tomie Ohtake completa 100 anos-e continua trabalhando com energia e genialidade.
Três esposições comemoram o centenário de Tomie, que nasceu no Japão,mas se mudou para o Brasil em 1936. Em 1968, ela se naturalizou brasileira e é uma das artistas mais reverenciadas do país,o que faz dela um motivo de orgulho nascional. Uma das amostras,Correspondêncas, apresenta obras da artista desde os anos 1950 em contraposição e diálogo com outros nomes locais das artes plásticas,como Ciltp Meireles, Leda Catunda, Nuno Ramos. Fica em cartaz no Instituto Tomie Ohtake,em São Paulo,até o dia 24 desde mês. Em agosto,será a vez de apresentar estudos de Tomie para desenhos, projetos de esculturas ecolagens.A terceira exposição, Gesto e Razão Geométrica, acontecerá no mes do aniversário da artista.
Muito lindo este exemplo de vida desta artista plática que com idade avansada continua em atividade e fazendo o que gosta isto é uma benção que poucos seres humanos podem alcançar.
Pesquisa feita na revista Claudia mes de março.
Uma das obras de Tomie Ohtake
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua crítica, elogio ou sugestão.