quinta-feira, 24 de abril de 2014

Depois de 25 dias de espera, Seco e seu dono já podem passar os dias juntos

Lauri da Costa recebeu alta do hospital onde tratava um câncer de pele na manhã desta quinta

    Depois de 25 dias de espera, Seco e seu dono já podem passar os dias juntos  João Artur Bonadiman/Divulgação
    Seco esperou 25 dias no pátio do hospital pela alta do amigo Foto: João Artur Bonadiman / Divulgação
    A espera finalmente acabou. O vira-lata Seco, que ganhou o coração dos gaúchos por aguardar pacientemente o dono sair do hospital, em Passo Fundo, já pode passar todas as horas do dia junto com o seu inseparável amigo. Lauri da Costa, 55 anos, teve alta na manhã desta quinta-feira depois de passar 25 dias internado para tratar de um câncer de pele. E, o primeiro encontro dessa nova fase da amizade foi emocionante.
    – Foi lindo de ver! Parecia que ele sabia que a gente ia embora junto! A cada dia que passa o Seco se mostra cada dia mais meu amigo! – afirma Seu Lauri, como ficou conhecido pelos corredores do Hospital da Cidade.
    Seu Lauri e Seco vão morar pelos próximos 90 dia no Albergue Municipal Madre Teresa de Calcutá. Mas ir até a novo lar não foi nada fácil. Ressabiado, Seco se recusou a entrar no carro do hospital que levaria os dois até a instituição. Seu Lauri conta, que o cão já foi atropelado três vezes e por isso não entra em um veículo “ por nada nesse mundo.” O jeito foi ir a pé.
    – Ele pode me esperar esse tempo todo. Ir andando com ele era o mínimo que eu podia fazer! – afirma.
    O Albergue onde os amigos ficarão funciona como uma casa de passagens. Mas devido a situação de Seu Lauri, a instituição abriu uma exceção. Atendendo aos pedidos da equipe médica, o morador de rua ficará em um quarto individual, para evitar possíveis contágios. Já Seco, dividirá uma “casinha” no pátio com a amiga Tifi, uma vira-lata que escolheu o Albergue para viver.
    De acordo com o coordenador da instituição, Eduardo Camargo, Seu Lauri seguirá com o tratamento para as lesões na pele e terá ainda acompanhamento com assistente social e psicóloga. Como é dependente de álcool e drogas, ele também deve manter o tratamento iniciado no ano passado junto ao Centro de Atendimento Psicossocial do município. E, Seco terá uma função importantíssima nessa recuperação.
    – É muito gratificante ver que desde o começo dessa amizade, lá em 2012, o Seu Lauri ganhou forças para mudar. Nessa nova etapa, o Seco será fundamental, já que ele é o único vínculo afetivo que há na vida dele – afirma Camargo.
    Amizade que rendeu admiração
    Seco nunca mais vai tomar banho de potinho de margarina ou ter os pelos limpos por “paninhos”. O vira-lata, que agora tem direito a gravatinha no pescoço, tem cuidados especiais, dignos de uma celebridade canina. Banho com xampu para cachorro, perfume, massagem e até alimentação balanceada farão parte da nova etapa da vida do cãozinho.
    A história de Seco comoveu o dono de uma petshop de Passo Fundo, que não pensou duas vezes em proporcionar um “tratamento de rei” para um “amigo real”. Valtoir de Castro da Silva estava no hospital esperando pelo nascimento do filho quando presenciou a paciente espera do vira-lata.
    – Ele é tão dócil, tão fiel. Me comovi quando soube. Falei para minha esposa assim que ela saiu da sala do parto, e não pensamos duas vezes em ajudar o Seco. Ele merece isso e muito mais! – afirma Silva, que tem 23 cães em sua casa.
    O primeiro dia de rei de Seco deve acontecer na próxima semana, mas as vacinas já foram feitas.
    – O Seco já fez até vacina para gripe e eu não! Vê se pode?! – brinca Seu Lauri.

    Fonte: Zero Hora

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui sua crítica, elogio ou sugestão.