segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dom Pedro I


 Lendo a revista Claudia deste mes uma reportagem chamou a minha atenção. É que a arqueóloga  Valdirene  Ambiel que vendeu seu carro para bancar seu projeto para concluir sua tese acadêmica, um documentário e um livro.
     Apaxionada por história  a rever o capítulo do Império do Brasil com requintes de cinema, ela concluiu  a exumaçao  dos corpos de dom Pedro e suas tuas esposas, Leopoldina e Amélia.
    A operação foi feita com muito  sigilo  para evitar roubo no patrimônio  nacional, os restos mortais  dos três sob intensa  protreção. Com 200 anos  as urnas mortuárias para o Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo.
    Valdirene estava realizando  um sonho de criança.
    Todos os cientistas não acreditavam na idéia achavam que iriam encontrar  pedras ou cinzas porque  segundo as versões oficiais o imperador teria sido cremado.
    As  descobertas até agora são robustas: costelas quebradas perfuraram o pulmão do imperador, complicando a turberculose que o matou aos 36 anos, ele foi enterrado como gennral  português.Crânio e face preservados ainda ajudarão a revelar como era o rosto dele- só visto nas pinturas. Já se sabe que  dona Leopoldina não foi emburrada das escadas pelo imperador, não há fraturas ósseas.Ela não era rochochuda  seu corpo delgado media até 1,60 . Amélia foi a unica a ser mumificada apresentava pele, cílios  olhos, e cabelos intactos. Muita coisas vão ser esclarecidas com está atitude tão sabia de Valdirene. 
             Pesquisa da revista Claudia  do mes de abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, elogio ou sugestão.